top of page

Orientação e cuidados na gestação



Cuide de você e estará cuidando do seu bebê


Faça o acompanhamento de pré-natal e siga as orientações de seu médico. Escolha uma atividade física liberada por ele, atividades que aumentam a consciência corporal e ajudam no controle da respiração são importantes para esse momento e preparação para o parto.

Mantenha uma alimentação saudável - o bebê deglute o líquido amniótico e começa a estimular o paladar já com 12 semanas e o líquido tem sabor de acordo com os alimentos ingeridos. Excesso de açúcar e gordura estimulam a produção de mais células adiposas e aumentam o risco de obesidade na vida futura. Ganho de peso, em excesso pela mãe, também tem relação com aumento de risco de obesidade, diabetes e hipertensão na criança e na vida adulta.

Interaja com seu bebê - explique o que acontece e se algo não vai bem Conte histórias, converse, dance, cante, faça algo de que você goste e a sensação de bem-estar passará para o seu bebê. Diminua o ritmo do dia a dia, descanse, relaxe.

Mas o dia a dia não é perfeito assim! Se algo aconteceu (um desentendimento, uma situação difícil, ficou nervosa, passou um susto, medo), explique para seu bebê o que está acontecendo e siga em frente, não carregue culpa.

Apresente ao bebê ainda na barriga as pessoas com quem você mais convive. Sinta se ele fica agitado, se mexe bastante ou fica tranquilo. Se a pessoa está agitada ou não está bem e você perceber que seu bebê fica agitado, explique a situação.

Fale sobre a casa, o seu quarto, o berço onde ele vai dormir, fale que ele pode dormir tranquilo. Converse sobre bondade, amizade, respeito, mas não determine, por exemplo, qual a profissão que ele vai seguir, isso é escolha dele!

Prepare-se para o parto e nascimento Quando nasce um bebê, nasce uma mãe e junto dúvidas, inseguranças e culpa.

Leia, pesquise, tire dúvidas. O acesso a informações é muito fácil hoje em dia, mas cuidado, nem tudo que você lê na internet é verdade, procure fontes confiáveis. Informe-se sobre tipos de parto, anestesia, amamentação, dor, puerpério (pós-parto). Esteja ciente de que a qualquer momento pode ser necessário mudança no que você programou, por exemplo, tipo de parto, momento de nascimento, por isso deve confiar em seu médico, é ele quem te orientará você se algo não saiu, como o programado, e o que deve ser feito.

Escolha o pediatra antes do nascimento. Solicite indicação de pessoas que tenham seu estilo de vida. Marque uma consulta antes do nascimento, tire dúvidas e veja se corresponde às suas expectativas.

Não deixe as pessoas, a internet e a sociedade atual interferirem em suas decisões, pondere os conselhos e sugestões, siga o seu coração e as suas vontades. Deu errado, aprenda com isso e siga em frente, não carregue culpa sem precisar.

Enxoval Faça uma lista de tudo que vai precisar: roupas, inclusive de amamentação, acessórios, móveis e vá resolvendo aos poucos,curtindo cada momento. Fazer lista ajuda a evitar excessos. Pesquise sobre utilidade dos objetos e pergunte para quem já usou se realmente é útil. Protetores de berço e travesseiros não devem ser usados.

Com 34-35 semanas deixe as roupinhas lavadas, use apenas sabão de coco, evite amaciante ou produtos para dar cheiro, podem dar alergia ao bebê.

Deixe o quarto bem arejado para sair cheiro de tinta e dos móveis. O quarto do bebê deve ser limpo com álcool e sabão de coco. Coloque o colchão do berço no sol ,mesmo que seja novo, para matar possíveis ácaros e fungos.

Perto do nascimento, abra embalagens, tire os lacres, coloque fraldas, pomadas, algodão, cotonete, álcool gel, tudo próximo a mão onde o bebê vai ser trocado. Nunca deixe o bebê sozinho no trocador, nem apenas vire de costas para ele. Queda do trocador é muito perigoso.

Pode usar pomada de assadura de sua preferência, pomadas de tratamento só com recomendação do pediatra. Prefira algodão e água para a troca do bebê. Não use perfumes, hidratantes, óleos, talco, pois, podem causar alergia. Se precisar, o pediatra vai orientar o que é adequado.

Para a maternidade, para o bebê, sugiro: - duas trocas de roupa completas para cada dia (body, calça e macacão). Mesmo que esteja calor, podem ser necessárias roupas mais quentes , pois o quarto tem ar condicionado. - uma mantinha para cada dia - um cueiro para cada dia (para colocar sobre a roupa das visitas, caso peguem o bebê) - panos de boca - luvas, meias e toucas geralmente não são pedidas por serem itens pequenos que podem ser perdidos, porém podem ser úteis. Touca ajuda o bebê a não perder calor pela cabeça e ficar aquecido, as meias, a mesma função. As luvas ajudam o bebê a não se arranhar, pois as unhas que podem machucar. Na maternidade não costumam cortar, mas você pode lixar, se for necessário. Não precisa levar fralda, pomada, lencinho.

Na maternidade O nascimento de um bebê é um momento único que queremos compartilhar, comemorar com familiares e amigos e eles com a gente. Porém, passar por um parto normal ou mesmo uma cesariana não é fácil nem para a mãe, nem para o pai, nem para o bebê, por isso todos devem descansar para se recuperar. O excesso de visitas não é bom, nem muita gente dentro do quarto ao mesmo tempo: agita o bebê, aumenta o risco de transmissão de doenças, cansa a mãe que se ficar falando muito pode ter mais gazes. O bebê não deve ficar passando de colo em colo, nem “só para a fotografia”, e fotografias, só sem flash.

A amamentação é um processo natural mas não é fácil. O bebê nasce sabendo mamar e , salvo raras exceções, toda mãe tem primeiramente colostro e depois leite. Porém, mãe e bebê precisam aprender a trabalhar juntos e para isso quanto mais tranquilo estiver o ambiente melhor. Pessoas especializadas em amamentação são bem-vindas, mas muita gente em volta, pessoas dando palpite, muita luz e barulho atrapalham e, além disso, a mãe pode se sentir desconfortável com visitas vendo-a amamentar. Peça licença sem constrangimento e fique a vontade com seu filho nesse momento!

Alimente-se adequadamente e tome no mínimo 3 litros de água por dia.

Parabéns, boa sorte e bom início na jornada mais extraordinária de sua vida!!!



 
 
 

Comentários


Contato

Entre em contato hoje.

Envie uma mensagem e entrarei em contato assim que possível.

Agradecemos seu contato!

Serviços

Pré e pós-natal

Primeira Consulta

Acompanhamento

Emergências

Orientação de Vacinas

  • Instagram

(11) 3021-2110

Avenida General Furtado do Nascimento, 740 - cj 17
Alto de Pinheiros
São Paulo, SP - 05465-070

© 2022 Dra. Tatiana França. Todos os direitos reservados.

bottom of page